Voltar para todos os eventos

“Os Maias: como ler e porquê” por António Carlos Cortez

  • Fundação Marquês de Pombal 18 Avenida Tomás Ribeiro Linda-a-Velha, Lisboa, 2795-164 Portugal (mapa)

“Os Maias: como ler e porquê” por António Carlos Cortez, dias 08, 22, 29 de novembro e 6 de dezembro, às 15h00*, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

Partindo do conceito de biopsia, da medicina, e aplicando-o a “Os Maias”, seguiremos de perto a interpretação de Cleonice Berardinelli, segundo a qual “Os Maias” são como que o exame da vida dos portugueses: o exame de consciência e de uma vida decadente representada por Carlos e os seus”.
Para além da “sátira às elites que conduzem o país, este curso pretende dar pistas de leitura ao público, de modo a ver como este livro é atual no modo como ideologia literária e intenção crítica dialoga com o Portugal de hoje.
O Realismo: coordenadas de uma corrente literária ;O projeto romanesco de Eça; Da família Maia; Análise de Pedro: causas da decadência; Fatalismo árabe: Carlos; Tese de Os Maias, seguindo Jacinto do Prado Coelho.

*Vimos por este meio informar que a 3.ª sessão, agendada para o dia 29 de novembro, sofreu uma alteração de horário, passando das 15h00 para as 14h45.

Anterior
Anterior
27 de novembro

Inauguração da exposição "Olhares Cósmicos" pela artista Conceição Freire

Próximo
Próximo
6 de dezembro

“Os Maias: como ler e porquê” por António Carlos Cortez