Sustos às Sextas | Exposição Máscaras Portuguesas - Coleção de André Gago

  • 201703301327x5D16.jpg
  •  8 a 29 de abr.

    A terceira edição dos Sustos às Sextas, tem como tema central as máscaras e o seu papel na cultura tradicional portuguesa.

    No próximo dia 8 de abril, este evento dedicado ao terror sobrenatural inaugura a exposição Máscaras Portuguesas – Coleção de André Gago, em parceria com este Actor que desde 1986 se dedica ao estudo, colecionismo e investigação desta temática.

    Em simultâneo decorrerá a exposição de máscaras, composta por trabalhos de alunos do 12º ano, do curso de artes, da Escola Secundária de Miraflores, que em parceria com a organização do evento se associou à exposição.
    A inauguração terá lugar pelas 17:00 horas, no Salão Nobre do Palácio dos Aciprestes e as exposições estarão patentes na galeria e mezzanine, entre o dia 8 e 29 de abril.

    Como refere o autor desta exposição, André Gago «A minha primeira ida ao nordeste trasmontano, com o intuito específico de observar os caretos, remonta a 1986. A tipologia das máscaras foi, então, recriada pelo pintor João Vieira, para a minha adaptação de “O Físico Prodigioso”, de Jorge de Sena, a primeira das minhas aventuras teatrais de iniciativa própria. Ao longo dos anos, embora não de forma sistemática, fui recolhendo máscaras e imagens, e uma primeira exposição foi apresentada em 1991, com as máscaras de João Vieira e apenas sete máscaras de Trás-os-Montes — e muitas fotografias. As viagens a Trás-os-Montes, por alturas do Natal, Carnaval e Ano Novo, sucederam-se, e a coleção foi aumentando. Ela constitui hoje um conjunto abrangente e representativo das festividades mascaradas em Trás-os-Montes».

    As festas dos Caretos ou dos Rapazes, de Stº Estêvão, do Chocalheiro, ou o Carnaval de Podence e Lazarim, fazem da região transmontana o lugar por excelência da máscara em território nacional. Trata-se, essencialmente, de festas de cunho pagão, originalmente associadas a ritos agrícolas e de passagem, que reinstalam o caos primordial de onde é possível inaugurar um novo tempo, de renovação e renascimento.

    No dia 21 de abril, a partir das 21 horas, terá início mais uma sessão dos Sustos às Sextas, onde a exposição será revisitada pelo seu autor e terá lugar um debate sobre o tema das máscaras tradicionais portuguesas. Durante esta sessão serão ainda atribuídos os prémios às melhores máscaras dos alunos de artes que participaram na exposição da Escola Secundária de Miraflores e será apresentado um espetáculo de Dom Roberto, cortesia do Museu da Marioneta. A noite termina com as recomendações de leitura da Gisela Monteiro.

    Esta exposição original e de elevado interesse cultural, conta com o apoio da Fundação Marquês de Pombal, da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, do Museu da Marioneta, do Agrupamento de Escolas de Miraflores, da publicação online Oeiras Digital, da editora Saída de Emergência e da produtora Xperience Corporate Media.

    Informações:
    Inauguração: 8 de abr.: 17h00
    Exposição patente de 8 a 29 de abril
    Galeria de Arte do Palácio dos Aciprestes

    Entrada Livre
    www.facebook.com/SustosAsSextas