Escola de Pintura


  • Escola de Pintura


A Escola de Pintura Fundação Marquês de Pombal nasceu de uma parceria entre a Fundação Marquês de Pombal e a Invent'Arte, Associação Portuguesa de Aguarela, representada pelo seu presidente e artista plástico, Carlos Santos Marques.

Em Dezembro de 2014, o Conselho de Administração da Fundação Marquês de Pombal, aprovou o projeto apresentado pela Invent'Arte, enquanto coordenadora pedagógica, afetando o espaço da Casa Alexandre de Gusmão ao efeito.

Realizadas as necessárias adequações e equipamento do espaço, em Fevereiro de 2015 deu-se início às atividades e aos cursos artísticos, com uma "clientela" não só local, mas oriunda de várias freguesias do concelho de Oeiras e concelhos vizinhos.

A Escola está aberta a todas as faixas etárias, incentivando particularmente a juventude e a terceira idade através da prática de quotas de formação especiais e muito acessíveis aos seus utentes.

Atualmente, são ministrados os cursos de "Desenho e Pintura" e de "Aguarela", decorrendo também sessões livres de "Desenho de Modelo" e "Atelier de Desenvolvimento", com carácter contínuo. Outras atividades periódicas vão decorrendo pontualmente, nomeadamente workshops de "Diários Gráficos", "Fotografia" e "Caricatura".

Qualquer pessoa se pode inscrever, independentemente da sua formação académica, conhecimentos ou prática artística, sendo princípio da Escola de Pintura que toda e qualquer pessoa possui aptidões e capacidades artísticas, cabendo à escola facultar os conhecimentos básicos essenciais ao seu desenvolvimento.

A Escola de Pintura Fundação Marquês de Pombal faz uma criteriosa escolha dos seus formadores, todos com habilitação académica superior, ampla experiência pedagógica e percurso artístico publicamente reconhecido.